Desde que a Folha de São Paulo surpreendentemente
publicou uma denúncia grave contra o atual candidato a presidência da república
pelo PSDB, senador Aécio Neves, inúmeras questões foram levantadas sobre o
assunto, principalmente na blogosfera. Mesmo a grande mídia, a despeito da
morosidade apresentada, destacou o fato (pra mim mais pra defender Aécio, mas a
notícia em si já é um avanço), o que fomentou ainda mais as discussões.
Depois de ler um bocado sobre o Aeroporto de
Cláudio, uma conclusão bem sólida me ocorreu: o caso está muito mal contado e o
presidente do PSDB deve muitas explicações à população brasileira. Inferi que o
caso é bastante controverso, principalmente pela ajuda que tive ao ler os
questionamentos levantados nos blogs progressistas. Aqui ilustro alguns:
1) No Tijolaço, Fernando Brito comparou que o valor
da obra, aproximadamente 14 milhões, destoa muito de valores atuais: Muriaé-MG
e Acarai-CE
possuem aeroportos mais modernos e foram mais baratos;
2) No Blog da cidadania, Eduardo Guimarães lembrou
que Aécio tem forte ligação com a fazenda da família a 6km do
aeroporto "o palácio de Versalhes dos Neves" o que levanta fortes
suspeitas sobre o fato da pista ter sido feita com objetivos particulares e
singulares do ex-governador e sua família;
3) O Blog do Saraiva (e outros, não me lembro quem
publicou primeiro), apontou que a empresa que ganhou a licitação para reformar
o aeroporto fez doações de campanha para Aécio 2006 e
Anastasia 2010;
4) O poços 10 foi mais a fundo - : ) - e denunciou um
esquema para apropriação de terras da família Neves;
5) Já no conversa afiada, do Paulo Henrique Amorim,
foi destacado os deslizes que Aécio cometeu no
JN, totalmente compreensível, afinal é muito difícil argumentar o inexplicável.
6) Por fim, o crítico de cinema Pablo
Villaça, reproduzido pelo blog do Luiz Muller, levantou a dúvida sobre a verdadeira posse do Estado uma vez que o
terreno está em litígio. Aliás, se o Tio do Aécio ganhar a ação vai receber
ainda mais dinheiro do governo mineiro (não entendo nada de imissão de posse e
só ouvi falar nisso na polêmica de uma prova da OAB que minha irmã fez).
Minha contribuição Pessoal
Como estou me aventurando nessa vida de blogueiro,
tenho aqui meu próprio questionamento. Não é estranho que todos os trâmites
do Proaero (programa de governo para ampliar aeroportos em Minas) tenham
cirurgicamente atendido o Aeroporto de Cláudio no tempo certo? Entendam:
Na página do DER-MG podemos encontrar que: "O objetivo do programa é
dotar o Estado de uma rede de aeroportos de pequeno e médio porte, com o
objetivo de impulsionar a aviação regional e sub-regional, melhorando as
condições de transporte de carga e passageiros. “Quando o programa
estiver concluído, haverá a redução da distância média da sede de um município,
por meio de rodovia pavimentada, a um aeroporto, de 94 quilômetros para 46,6
quilômetros”, destacou o gerente do Proaero, Marco Migliorini."
Essa informação bate com a matéria do jornal O Tempo, de abril de 2012.
Contudo, nesta época, o subsecretário de Regulação de Transportes, Diogo Prosdocimi,
da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop-MG), revelou uma
mudança de planos com relação a distância na qual um aeroporto pode atender
uma cidade: "Os 46 km de distância estão descartados porque não é
razoável. É muito pouco até para ter topografia e conseguir encaixar um
aeroporto".
Vejam que quando tudo mudou, em 2012, o
processo para a reforma aeroporto de Cláudio já havia sido concluído (A
documentação para homologação do aeroporto foi enviada à Anac em 22 de julho de
2011, segundo nota do PSDB). Observem, também na matéria do tempo, que o
projeto original dos 100km era de 2008, coincidentemente o ano que Aécio desapropriou a terra do Tio (aqui um link
do Reinaldo Azevedo mostrando sua usual indignação com a corrupção desse país
#SQN).
Ou seja, em 2008 o governo de Minas tinha o amparo
do Proaero para reformar o Aeroporto do Cláudio, o que durou até 2012, e deu
tempo para o estado mineiro licitar e realizar as obras. Pouco depois que o
"aécioporto" ficou pronto, o Proaero mudou! Como a família Neves tem
sorte!
Ressalto aqui que Lagoa da Prata foi
descartada pelo Setop-MG por ser muito perto de Divinópolis: Sobre
Lagoa da Prata, o subsecretário disse que é muito próximo de Divinópolis.
"É certo dizer que se fez o melhoramento de Divinópolis para atender a
Lagoa da Prata.". Incrivelmente, Lagoa da Prata-Divinópolis
tem quase o dobro da distância de Cláudio-Divinópolis.
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